MILTON AQUINO | www.miltonaquino.com.br ARTIGOS

05/02/2015 - A MARCHA LENTA DE MUITOS SALÕES E ESTÉTICA

A MARCHA LENTA DE MUITOS SALÕES DE BELEZA E ESTÉTICA.

Uma realidade que não é nada nova é a de que todos os problemas pelos quais passam os salões de beleza e clínicas de estética em dificuldade é a de que seus respeitáveis proprietários se equivocaram na escolha do seu modelo de gestão. Em um mundo onde a “informação” (conhecimento humano) sempre foi e será a principal estratégia para que os negócios sejam duradouros e sustentáveis, erram os donos de salões e estética que apenas se preocupam em se atualizar em cursos técnicos de corte, colorimetria, penteado, maquiagem, tratamento capilar, procedimentos faciais e corporais, novos serviços e novos produtos.
Além desses cursos de extrema necessidade há também que se investir pesado na busca de conhecimentos e tecnologias administrativas, buscando soluções inteligentes para seus modelos de gestão, sem as quais, muitos continuarão apenas sobrevivendo em um mercado de extrema reserva e de ilimitadas possibilidades que só cresce independentemente de crises nacionais ou, internacionais.

Salões com dificuldades em recrutar e contratar excelentes profissionais precisam rever imediatamente seus conceitos adotando novas estratégias de abordagem para suprimento dessa carência;

Salões com uma interminável dificuldade financeira que posterga o pagamento de boletos bancários, comissões de profissionais e o uso constante da antecipação dos recebimentos de vendas feitas através de cartões de crédito precisam imediatamente repensar todos esses critérios, com a adoção de medidas corajosas e estratégicas de curto, médio e longo prazo.

O autofinanciamento diário e permanente de um salão de beleza e estética depende exclusivamente de excelentes profissionais da beleza, de um cadastro ativo de clientes e de ações administrativas e de marketing específico permanente. Isto é um trabalho criativo diário que exige do proprietário sair da zona de acomodação e descer do pedestal da autossuficiência descobrindo que a maior virtude é reconhecer as próprias limitações buscando o conhecimento que seja necessário para que o salão e estética respirem aliviados financeira e administrativamente. E isso se consegue com mágica ou milagre? Não. Consegue-se com uma visão de negócios, muita coragem e determinação para mudar tudo o que precisa ser mudado, não importando o preço a pagar. Esta é a lição.

José Milton Ferreira de Aquino
Especialista em Gestão de Salões





MILTON AQUINO
Rua Canário, 37, Sala 203 A - Barra do Ceará - Fortaleza - Ceará
Telefone : (85) 98728-3916 Oi / (85) 99983-2162 Tim


Painel de Administração