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05/02/2015 - MUITO ALÉM DE SERVIÇOS DE PÉS E MÃOS.

OK! SEU SALÃO ESTÁ CHEIO DE CLIENTES, MAS, QUAIS SERVIÇOS
ESTÃO COMPRANDO? VOCÊ TEM FLUXO DE CAIXA SATISFATÓRIO?
OU, A EXEMPLO DE TANTOS OUTROS, SEU SALÃO TAMBÉM VIVE
PENDURADO NAS ANTECIPAÇÕES DOS CARTÕES DE CREDITO?
Ou temazinho difícil esse aí de cima não? Imagino o que é ter de vender em cartões de crédito e, muitas
vezes parcelado em até uma e mais duas e, ter de pagar todo final de semana e à vista, as comissões de
cabeleireiros, manicures, depiladoras, esteticistas, podólogos e demais profissionais da beleza. UFA!
Pois é. Nesta atividade da beleza e conforme a cultura das relações de parcerias estabelecidas entre
salões e profissionais, respeitadas raríssimas exceções, o faturamento do salão já fica comprometido
entre 38% a 45% só com as comissões dos profissionais, faltando ainda dinheiro para bancar o
investimento dos custos administrativos fixos e variáveis, boletos bancários de fornecedores,
empréstimos bancários (se houver) e, outros investimentos. E o lucro em cada serviço é de quanto? Ou,
quanto deixa de lucro para o salão, cada profissional da beleza? Haja competência administrativa para
GERIR profissionalmente um negócio assim.
O que milhares de donos de salões de beleza precisam saber é que: o desespero por fluxo de caixa
(dinheiro) não está absolutamente ligado nem aos prazos que você escolheu vender nos cartões, nem
nos investimentos das taxas cobradas pelas administradoras de cartões. O seu problema na verdade
decorre de seu BAIXO FATURAMENTO, o que eleva para muito acima, os seus investimentos nos
CUSTOS, puxando para baixo, suas margens de LUCRO. Enquanto você, dono ou dona de salão, não
quiser entender, desprezar e/ou ignorar esse fato real, seu salão e você continuarão a marcar passo, ou,
o que é pior: darão um passo para a frente e dois para trás.
Desculpem-me por tanta e dolorida sinceridade. Graciliano Ramos, escritor alagoano escreveu num de
seus belos textos: “A palavra, retumba como o trovão, corta como o aço e fere como a espada”.
Entendo que não se soluciona problema sem enfrentá-lo. O que seu salão precisa mesmo é: VENDER,
VENDER E VENDER, principalmente serviços, já que o lucro da venda de produtos é baixíssimo e, a bem
da verdade, vender produtos não é nem sua atividade principal e nem deve ser o seu FOCO, a menos que
você seja um varejista em larga escala.
Mas, como vender muitos serviços de embelezamento num mercado altamente competitivo? A resposta
é: Com planejamento estratégico, ou, pelo menos com um bom “plano de negócios” para você e o seu
salão. Quando me refiro “para você e o seu salão” é porque o seu salão depende de você, dos seus
conceitos, das suas atitudes, das suas decisões, enfim, o seu salão é refém do que você pensa. A grande
tacada disso tudo é: se você pensa GRANDE, grande será o seu salão e os seus resultados. Se você
pensa PEQUENO, pequeno será o seu salão e os resultados mais pequenos ainda. Noutras palavras,
você só tem uma única opção, qual seja: Enxergar o seu salão como um “salão de negócios de beleza”
ao invés de apenas um “salão de beleza”. Pronto. É por este novo conceito onde tudo recomeça tudo se
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modifica e tudo melhorará no curto, médio e longo prazo. Seu grande desafio é compreender tudo isso, afinal, “não se faz omeletes sem quebrar os ovos”. Repito aqui que o mercado do embelezamento no Brasil e no mundo, continua pulsante proporcionando uma ILIMITADA oportunidade de negócios. Tem muita gente crescendo e ganhando bom dinheiro nesta atividade. Por que você não aproveita e transforma o seu salão num negócio LUCRATIVO, DURADOURO E $U$TENTÁVEL? Em: 21/03/2013 José Milton Ferreira de Aquino Especialista em Gestão de Salões e Estética José Milton Ferreira de Aquino é contabilista, auditor interno e gestor de negócios. Escreveu e publicou o livro “Administrando o Salão de Beleza e Clínicas de Estética. Ministrante de cursos, workshops e palestras, desenvolve consultorias para salões de beleza e clínicas de estética. Em seu currículo constam mais de 300 consultorias e realização de palestras, cursos e workshops para mais de 5.000 empreendedores da beleza, em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal. Especializado em gestão moderna de salões de beleza e clínicas de estética é o único consultor no Brasil, detentor e executor de contratos de mais de 4.000 horas de consultoria com um importante e conceituado Órgão. É autor de 60 idéias exclusivas de marketing para salões de beleza e clínicas de estética.




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