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26/01/2015 - MUITO ALÉM DE SERVIÇOS DE ESCOVAS E PÉS E MÃOS.

Aos empreendedores de salões de beleza.

Se você quiser saber se seu salão de beleza terá $UCE$$O sustentável, avalie o desempenho do seu movimento nos dias considerados quentes: Quinta, Sexta e Sábado. Se nesses dias seu salão bombou, como se diz na gíria, cheio de clientes que na sua maioria procurou apenas os serviços de escovas, pés e mãos, seu salão não bombou, você empreendedor (a) é que tem uma BOMBA nas mãos.

Normalmente esses serviços (e não sei quem inventou isso) têm preços baixos em relação a serviços de coloração, tratamento capilar e outros. Em contrapartida, nesses serviços o percentual rateado entre os profissionais costuma ser elevado. Salões há que rateiam até 50% (cinqüenta por cento), do que entra na boca do CAIXA. Considerando-se a grandeza matemática de 100% (cem por cento), descontando-se ainda as taxas de cartões de crédito e de débito, mais os custos com produtos e mais todos os custos administrativos fixos e variáveis, o que sobra para o seu salão muitas vezes é sem por cento, ou seja, sem escrito com “s” o que significa NADA.

Tenho afirmado em meus cursos, workshops e palestras para empreendedores do embelezamento no Brasil que, há uma escassez de inovação na verdadeira GESTÃO dos salões e clínicas de estética. E não precisa ser muito grande, suntuoso, chique, ou muito pequeno e modesto. Nem precisa estar localizado em zona nobre com metro quadrado valendo ouro em pó, shoppings ou na periferia das cidades. A GESTÃO de salões de beleza e clínicas de estética no Brasil, respeitadas todas as exceções, caminha sofregamente com um atraso de mais de 100 anos.

Parece que os respeitáveis donos de salões e clínicas de estética do Brasil, são todos milionários de braços cruzados, cujo dinheiro lhes chega às mãos, através do vento soprando do mar para a terra, não lhes sendo necessário, portanto, correrem atrás dos clientes.

Na mesma balada, porém com muito menos bala na agulha, os profissionais cabeleireiros, manicuras, depiladoras, calistas, designer de sobrancelhas, esteticistas, podólogos e todos os afins, não desenvolvem o meritório trabalho de duplicação de sua clientela, nem um trabalho sistemático de vendas de serviços e produtos.

A maioria desses respeitáveis profissionais e empreendedores agem e pensam apenas como profissionais e empreendedores esquecidos de que estamos no século XXI, com o mundo globalizado e plugado em “on line”. Se esquecem esses (as) respeitáveis senhores (as) de que hoje não basta ser profissional ou empreendedor, precisa ser e agir como um AGENTE DE NEGÓCIOS. Ser um AGENTE DE NEGÓCIOS, seja como profissional, seja como empreendedor, requer sistemático, consistente e criterioso planejamento estratégico.

Profissional e/ou empreendedor de salão que não sabe vender serviços e produtos, precisa freqüentar bancos de treinamento que os ensine a exercer esse ofício e, uma vez aprendido, que seja exercitado, desenvolvido e praticado o tempo todo, com ou sem jeito.

Salões e profissionais que não conseguem duplicar seu faturamento mensal estão fadados ao INSUCESSO. Nesse viés, os salões fecham e os profissionais sobrevivem como aves de arribação, ao sabor do processo migratório de salão em salão, sem nunca experimentarem verdadeiramente o $UCE$$O de fato.

Se você quiser avaliar o “valor de mercado” de um profissional de salão, saiba quantos clientes ele atende mensalmente, quais os serviços que executa e quanto ele realmente ganha. Se você quiser avaliar o “valor de mercado” de um salão de beleza ou clínica de estética, saiba quanto esse empreendimento fatura mensalmente, quem são os profissionais a seu serviço e qual seu planejamento estratégico, com metas de curto, médio e longo prazo.

A força motriz do mundo está no “conhecimento” e a informação é nos dias de hoje a mais importante e duradoura moeda de troca. A intuição e o instinto são importantes sim, mas, apenas como instinto e intuição de nada servirão. É preciso sim o planejamento estratégico albergado por uma descomunal força de vontade, porque quem faz a DIFERENÇA é e continuará por todo o sempre, sendo o SER HUMANO.

Muito em breve os salões de beleza serão substituídos por “Salões de Negócios de Beleza” e quem não entender ou não quiser enxergar esse RECADO das implacáveis leis de mercado, terão dado um GRANDE PASSO PARA TRÁS.

Assim, respeitáveis senhoras e senhores empreendedores e profissionais de salões de beleza e clínicas de estética, tratem de colocar seus barcos n’água porque a MARÉ VAI SUBIR!







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